Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ato de Desagravo ao advogado José Tito teve participação de Lamachia

    A OAB/RN realizou Desagravo em favor do advogado José Tito do Canto Neto hoje (29) com a presença do vice-presidente da OAB Nacional, Claudio Lamachia. O ato, que aconteceu em frente à Governadoria, criticou a atuação de delegada da 15ª DP e policiais por desrespeitos às garantias da advocacia. O advogado sofreu agressões físicas e foi impedido de advogar no interior de Delegacia, localizada em Ponta Negra, no final do mês de agosto. “Agradeço a presença de todos, a solidariedade que recebi, a atuação da Comissão de Prerrogativas e do presidente Sérgio Freire. Isso demonstra que o que aconteceu atingiu toda a advocacia. Não vamos admitir isso mais, a advocacia não vai se curvar perante abusos de autoridades”, ressaltou o advogado José Tito.

    A nota de Desagravo Público foi lida pelo presidente da Comissão de Prerrogativas da Seccional Potiguar, Deywsson Gurgel, que relatou as agressões contra o exercício da advocacia no momento em que a delegada Denielle Filgueira Soares Lima violou o art. 7, III, da Lei Federal nº 8.906/94, proibindo que o advogado tivesse comunicação pessoal e reservada com uma cliente, bem como agressões físicas praticadas por policiais.

    “Cada um de nós tem o dever de não esmorecer, pois a OAB é formada por cada um de nós advogados e os deveres da advocacia não podem ser diminuídos. O que define prerrogativas não é apenas direito, mas sim a beleza que passa por uma lei federal que dispõe que não há hierarquia nem subordinação entre advogados, magistrados e membros do Ministério Público, devendo todos tratar-se com consideração e respeito recíprocos”, disse.

    O representante da OAB Nacional salientou que veio prestar a solidariedade da OAB, representando não só o presidente Marcus Vinicius Furtado Coêlho, mas todo o Conselho Federal. “Vim do Rio Grande do Sul para abraçar o Rio Grande do Norte. A maior autoridade aqui presente é o advogado José Tito, que está sendo homenageado pela sua postura que engrandece a todos. Ato de Desagravo representa uma reafirmação do significado da advocacia, pois advogado respeitado significa também cidadão respeitado, demonstra que a Ordem está presente e que não se conforma com autoritarismo”. Ainda conforme Lamachia, o Desagravo é um momento de união, não de corporativismo. “Quando um advogado é desrespeitado, os 900.000 advogados do país também são, bem como a sociedade e o Estado Democrático de Direito”.

    O presidente da OAB/RN, Sérgio Freire, além de ressaltar que advocacia estará sempre unida quando se tratar de prerrogativas, explicou que o Desagravo aconteceu na Governadoria e não na porta da Delegacia porque a agressão não foi fato isolado, teve participação de delegada e de alguns policiais. “As medidas cabíveis foram tomadas não simplesmente por ser José Tito, mas por toda a advocacia. Os advogados criminalista trabalham para colaborar com a justiça e não devem baixar a cabeça. A advocacia estará sempre unida para defender as prerrogativas”, afirmou Freire.

    Em seguida a nota foi entregue à secretária chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, que salientou que estava feliz em ver a ação nobre da OAB em defesa das prerrogativas. “Fico feliz porque também sou advogada. Vou encaminhar a nota aos órgãos competentes para apurar o dano sofrido e para que isso não volte a acontecer até porque o governador, que está viajando, espera que os servidores do Estado trabalhem com respeito”, disse.

    Estiveram presentes ainda a diretoria da OAB/RN, ex-presidente da OAB/RN Paulo Teixeira, conselheiros, presidentes da Caixa de Assistência dos Advogados, Paulo Coutinho, da OAB Caicó, Roberto Diniz, e das Comissões de Advogados Criminalistas, Tecnologia da Informação, Direito Militar, Interiorização, Advogados Trabalhistas, Exame de Ordem, Mulher Advogada, Diversidade Sexual, diretor da Escola Superior de Advocacia, entre outros.

    Veja mais fotos AQUI.

    Por: Anne Danielle Medeiros

    • Publicações5435
    • Seguidores44
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações46
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ato-de-desagravo-ao-advogado-jose-tito-teve-participacao-de-lamachia/237413015

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)