Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    ARTIGO: O CAOS NA SAÚDE PÚBLICA

    A situação crítica da saúde no estado do Rio Grande do Norte não é muito diferente do resto do Brasil. Falta vontade política para resolver o problema. Habitualmente, não há verba suficiente para a saúde, entretanto, quando esta existe é corroída por dois tipos de cupins insaciáveis: a má gestão e a corrupção, irmãs siamesas. Os escândalos se sucedem e não perderei tempo em citá-los, pois tomaria todo este jornal. Basta que se leia as notícias diárias.

    Em Natal o município é obrigado a aplicar 16% do orçamento geral na saúde. Além de ser insuficiente, medicamentos são comprados próximo de expirar o prazo de validade e estocados sem as mínimas condições. O resultado, todos sabemos: prejuízos astronômicos e, lá vem a outra praga, contratar, sem licitação, empresa para assessorar como devem ser guardados os fármacos. Todo o mundo sabe que é ao abrigo da luz, da umidade e em temperatura amena. Além disso, a compra deve ser racional e longe do vencimento do prazo de validade.

    Os hospitais públicos de Natal, tipo Walfredo Gurgel, Santa Catarina, João Machado, estão superlotados, faltam materiais e medicamentos e não oferecem as mínimas condições de trabalho. As equipes médicas, muito mal remuneradas, não dispõem da mais elementar infra-estrutura. Os corredores vivem lotados de pacientes. Existem até farmácias se instalando em torno desses hospitais para vender remédios que estão faltando.

    Os vinte e dois hospitais regionais do interior do estado, por se encontrarem em situação ainda pior, mandam os pacientes para a capital. A sobrecarga se acentua, falta tudo, está instalado o caos. Os que precisam de exames laboratoriais mais simples enfrentam filas, usam as próprias economias e acabam resolvendo o problema. Entretanto, quando há necessidade de exames de maior complexidade (ultrassonografia, tomografia, ressonância magnética, etc.), materiais de alto custo (stents, órteses e próteses, etc.), procedimentos cirúrgicos especializados, há que se fazer a escolha de Sofia, ou seja, atender um em detrimento de outro que deverá ficar à míngua.

    Na tentativa de orientar as famílias, prevenir doenças e desafogar os hospitais públicos o governo criou as equipes de PSF (Programa Saúde da Família). Dos 104 postos existentes 26 estão sem médicos. Isso porque o salário oferecido por 40 horas semanais é de R$1.030,00 (mil e trinta reais). É bem verdade que há uma gratificação de R$3.800,00 (três mil e oitocentos reais). Mas gratificação não é salário. E depois, na doença, na invalidez, na aposentadoria, como esse médico vai sobreviver com mil reais? Por isso que estão sobrando vagas.

    O Sistema Único de Saúde (SUS), responsável pela integralidade das ações de saúde no serviço público, é igual à nossa Carta Magna de 1988, no papel é perfeito. Mas, na realidade, é uma utopia. Como o SUS não dispõe de uma estrutura para suprir o atendimento à população, utiliza-se da rede privada para complementar, o que é perfeitamente lícito e constitucional. Muitas vezes sai até mais barato terceirizar do que montar um serviço próprio. Mas, aí, aparecem os puristas das mais diversas tribos, a dizer que o SUS não pode se contaminar utilizando os serviços da rede privada. Os representantes dessas entidades deveriam ter atendimento exclusivo pelo SUS, pois, sentindo na pelé as dificuldades poderiam até ajudar a resolvê-las.

    O que vemos hoje é que um quarto (25%) da população do país se associa a algum plano de saúde para suprir a deficiência do sistema público. Os arautos defensores da castidade virginal do SUS se valem dos planos e seguros de saúde privados. Entretanto, não querem permitir esse acesso aos desassistidos.

    Os pobres, aqueles que realmente precisam, os que não podem pagar planos e seguros, são as únicas vítimas da iniqüidade dos nossos governantes, completamente alheios ao sofrimento da população, torrando dinheiro com obras e projetos faraônicos, alguns sem a menor lógica.

    Concluo afirmando o que disse no começo: o caos na saúde pública se deve à falta de vontade política para resolver o problema. Por má gestão ou por corrupção, irmãs siamesas.

    Armando Negreiros

    Presidente da Comissão de Saúde da OAB/RN negreiros@digi.com.br

    • Publicações5435
    • Seguidores44
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12407
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/artigo-o-caos-na-saude-publica/1083396

    Informações relacionadas

    Emanuel Lima, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    A triste realidade da saúde pública

    Opinião - Preservação ambiental, uma obrigação de todos nós

    Opinião - A falência da saúde pública

    Ana Beatriz Junqueira Munhoz, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    Desabafo: Saúde pública

    Dra. Aryanne Palma, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    A recusa no atendimento na relação médico e paciente

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    TERRÍVEL O CASO DA SAÚDE PÚBLICA DE NATAL-RN
    Um cenário de guerra!
    Vejam o ocorrido: O Pastor Pedro Benjamim dos Santos, de 75 anos de idade, era missionário e pastor, de ampla vivência em nosso meio, muito conhecido no sul do país. Era Pastor de minha igreja. Foi a uma cidade próxima a Natal-RN realizar um retiro na forma de clínica para líderes e pastores, acompanhado de sua esposa e do também Miss. Edmund Spiker, alemão, que reside nos EUA.
    Pastor Pedro sofreu um infarto na noite de quinta-feira e foi levado às pressas para atendimento na cidade, sem recursos locais o encaminharam para a capital, Natal. Até sábado 19h ficou no corredor para atendimento acompanhado da esposa, com tubo de oxigênio, mas infelizmente veio a falecer naquela noite por falta do atendimento devido, falta de medicamentos, falta de procedimentos cirúrgicos e sem leito de UTI.
    Este é mais um caso de morte que acometeu muitas pessoas e este descaso dos governos está sendo amplamente comentado na internet, no sul do país e agride nossa sociedade. Lamentamos demais a perda de nosso Pastor por descaso das autoridades.
    A notícia corre nas redes sociais inclusive nos Estados Unidos, como clima de guerra da saúde pública.
    Luciane Franco
    servidora pública e Doutoranda em gestão urbana - PUC PR continuar lendo