Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão de Relações Internacionais evita que estudantes estrangeiros fossem jubilados da UFRN

    A Comissão de Relações Internacionais da OAB/RN participou de reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na última terça-feira (26). Na ocasião, estava em pauta o processo de desligamento de 5 estudantes estrangeiros que foram reprovados e que seriam jubilados. Em sustentação oral, Marcos Guerra, representando a Comissão, defendeu a isonomia e a igualdade de direitos. Isonomia e igualdade de direitos, pois eles têm os mesmos direitos dos estudantes brasileiros, que podem repetir até três vezes antes de serem jubilados. Ressaltei, ainda, o caso do Habeas Corpus preventivo formulado pela OAB/RN em nome do estudante francês Benoit Clement Barbereau, que recebeu ordem de saída do território nacional sob pena de deportação, porém a decisão do magistrado foi positiva e levou em consideração a importância do intercâmbio, a internacionalização da nossa Universidade, disse.

    Estudantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFRN procuram a Comissão de Relações Internacionais para solicitar ajuda jurídica em relação aos estudantes estrangeiros. A Seccional Potiguar entrou em contato com a Reitoria da Universidade a fim de conhecer melhor a situação. No dia da reunião do CONSEPE, a relatora era favorável e a Câmara contra. Depois da sustentação oral, os estudantes saíram vitoriosos por 30 votos.

    CONSEPE - CONSELHO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSAO

    Órgão superior com funções deliberativas, normativas e consultivas sobre matéria acadêmica, didático-pedagógica, científica, cultural e artística, é a última instância de deliberação para recursos nessas áreas.

    • Publicações5435
    • Seguidores44
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações107
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-de-relacoes-internacionais-evita-que-estudantes-estrangeiros-fossem-jubilados-da-ufrn/100370107

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)