Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OAB ajuizará ADIN contra poder dado a MP de controlar polícia

    O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) decidiu hoje (18), em sessão plenária, ajuizar Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra artigos da Resolução no 19 /07, editada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A referida resolução regulamenta o artigo 9o da Lei Complementar no 75 /93 e o artigo 80 da Lei 8625 /93, disciplinando, no âmbito do Ministério Público, o controle externo da atividade policial.

    A decisão quanto ao ajuizamento da Adin, dada à unanimidade, foi tomada com base no voto do relator da matéria na OAB, o conselheiro federal por Rondônia, Orestes Muniz Filho, que opinou pela inconstitucionalidade da resolução. No voto, o relator sustentou que a polícia detém atividade exclusiva e autonomia regulamentada no artigo 144 da Constituição , que não podem ser invadidas ou alteradas por lei simples. âA polícia tem o papel de apurar e reprimir o crime, logo, o controle externo não pode significar insegurança e interferênciaâ, afirmou Orestes Muniz.

    Ainda em seu voto, Muniz ressaltou que não há espaço para a ampliação dos poderes institucionais do MP, além dos que foram estabelecidos pela Constituição Federal , ainda mais por meio de simples resolução. Durante a sessão plenária, o Conselho ainda debateu se o CNMP teria o poder de determinar ou expandir competências por meio de simples resoluções.

    âO CNMP não pode dar atribuições de controle externo ao Ministério Público que são próprias do promotor natural. Isso gera conflitos quanto às atribuições e competências e é flagrantemente inconstitucionalâ, acrescentou Orestes Muniz. âNão pode haver subordinação da polícia perante o MP e não pode este exercer ações de investigação criminal, que são próprias da políciaâ. Vários conselheiros federais da entidade pediram a palavra durante a votação para se manifestar favoravelmente ao ajuizamento da Adin pela OAB Nacional junto ao Supremo Tribunal Federal.

    Fonte: OAB nacional

    "

    • Publicações5435
    • Seguidores44
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-ajuizara-adin-contra-poder-dado-a-mp-de-controlar-policia/27634

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)