Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Nova tecnologia para eleição do Quinto Constitucional da OAB/RN

    Acontece nesta segunda-feira (22), em Natal e em sedes subseccionais, a eleição do Quinto Constitucional da OAB/RN. Seis dos vinte candidatos ao cargo irão compor a lista a ser encaminhada ao Tribunal de Justiça do Estado. E, mais uma vez, a empresa pernambucana BisaWeb, comandada por Gerino Xavier e Ronaldo Barros, estará à frente do pleito, estreando seu novo software de eleição e garantindo a confiabilidade de todo processo. A Bisa atua em todo o país com softwares para sindicatos, associações, e conselhos de classe.

    A nova plataforma eleitoral surge ainda mais moderna e segura e, além disso, mais fácil. O novo sistema conta com tela touchscreen (sensível ao toque), simplificando a escolha dos candidatos, basta apenas um toque para votar. O software já foi apresentado e aprovado pela OAB/RN e auditado pelo professor Carlos Ferraz do Centro de Informática da UFPE (CIn).

    Por prezar pela transparência, a BisaWeb ainda promove a liberação do código-fonte para homologação do sistema de votação e apuração para chapas concorrentes, tornando o processo ainda mais seguro e eliminando qualquer possibilidade de fraude.

    Com mais de 20 anos de experiência em eleições, sejam manuais ou eletrônicas, a BisaWeb já prestou serviços para o PT Nacional fazendo apuração paralela e consultoria em legislação eleitoral, já realizou eleições com seus próprios sistemas e equipamentos para a Central Única dos Trabalhadores, Ordem dos Advogados (de vários estados), Conselhos Regionais e sindicatos de várias categorias. A experiência a tornou gabaritada para modernizar o software de eleição eletrônica, que funciona com computadores ligados em rede.

    A equipe presente no pleito será formada por 35 funcionários da Bisaweb, além de 70 mesários fornecidos pela OAB/RN. O número de aptos a votar é de aproximadamente 6.000 pessoas. Colocamos urnas em quantidade suficiente e a infraestrutura montada está adequada ao universo de eleitores, explica Gerino Xavier. Como especialista em tecnologia da informação, ele participou ativamente, na década de 90, do processo de discussão e implantação da votação eletrônica no Brasil participando de reuniões e debates no Tribunal Superior Eleitoral.

    Saiba mais sobre a nova plataforma:

    Aspectos Funcionais

    - Tela sensível ao toque

    - Apresentação de todos os candidatos na tela, com seus respectivos nomes e números

    - Opções de voto em Branco e Nulo, além das opções "Corrige" e "Confirma"

    - Emite zerésima e Boletim de Urna

    - Cancela voto, caso necessário

    - Encerra votação da sessão

    Aspectos Operacionais

    - Integridade dos dados

    - Gravação dos votos em três mídias diferentes

    - Alimentação externa via bateria

    Na foto: Ronaldo Barros e Gerino Xavier da Bisaweb.

    • Publicações5435
    • Seguidores44
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações50
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nova-tecnologia-para-eleicao-do-quinto-constitucional-da-oab-rn/100133697

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)